sábado, 10 de julho de 2010

Programa criado por Secretaria estadual promove cooperativismo

O governo estadual do Rio de Janeiro, através da Secretaria estadual de ambiente (SEA), tem ampliado a participação da sociedade para o desenvolvimento de forma sustentável. O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (PROVE), criado em 2007 pela Secretaria de Estado de Ambiente em parceria com a Refinaria de Manguinhos, é um exemplo de política pública que objetiva a geração de renda.

O programa envolve trinta cooperativas populares do Rio de Janeiro, a Federação de catadores de materiais recicláveis (FEBRACOM), Movimento Nacional de Catadores de materiais recicláveis (MNCR) e a Rede independente de catadores de materiais recicláveis do Rio de Janeiro (RICAMARE). As cooperativas recolhem óleos em diversos estabelecimentos e destinam o óleo para a produção de biodiesel ou fabricação de sabão. Em contrapartida o Instituto estadual do ambiente (INEA) certifica as empresas que participam do programa. Com este certificado a empresa terá a certeza que o óleo por ela gerado não será destinado para meio ambiente.

O trabalho desenvolvido tem como objetivo redução da poluição gerada pelos óleos vegetais e recolhe mais de trezentos mil litros de óleo usado por mês, ou seja, a cada mês cerca de trezentos e cinqüenta bilhões de litros de águas de rios e oceanos deixam de ser contaminadas. Além da redução do impacto ambiental, o programa sensibiliza a população para os danos gerados pela falta de consciência ambiental.

Nenhum comentário: